Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/assistenciaseautorizadas.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rocket domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/assistenciaseautorizadas.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Direito do consumidor: assistência técnica

Direito do consumidor: assistência técnica

Provavelmente em algum momento da sua vida você já deve ter enfrentado problemas com uma assistência técnica, seja com o atraso na entrega ou com uma peça de reposição que não encontrou.

O que não pode acontecer é você ser prejudicado e desrespeitado pela autorizada ou fabricante, uma vez que todos os seus direitos estão garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor.

Por isso, selecionamos um guia para lhe ajudar a resolver possíveis situações do dia a dia. Confira!

Garantia de assistência técnica              

A lei determina que todos os produtos, sejam eles duráveis ou não, tenham garantia por um tempo limitado. Os não duráveis tem garantia legal de 30 dias e os duráveis 90 dias.

Durante o prazo o consumidor pode usar os serviços da assistência sem custos. Esse prazo vem determinado pelo fabricante no manual do usuário. Mas jamais pode ser inferior a garantia legal.

quando o produto esta na assistencia tecnica
Após a execução do serviço, exija a nota fiscal (Foto: e-DOU)

Leia também: Assistência Técnica Milwaukee Brasil – Rede Autorizada

O artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor

A lei não assegura de imediato a troca do produto com defeito, mas garante o reparo em uma assistência técnica autorizada pelo fabricante.

Direito do consumidor sobre assistência técnica

Alguns direitos estão previstos nesse código e é imprescindível que você os conheça. Veja abaixo algumas dúvidas frequentes:

Assistência técnica demora mais de 30 dias?   

O artigo 18 da lei prevê que o prazo para conserto de um produto na garantia seja de no máximo de 30 dias corridos, contados a partir da data em que o item der entrada na assistência.

Produto voltou da assistência com defeito?

Se o produto for levado várias vezes a assistência e o problema continuar ou mesmo se a autorizada não der uma solução, saiba que existem 3 opções de ressarcimento :

– Troca do produto por outro igual ou equivalente.

– Abatimento proporcional no preço do produto para a compra de outro item.

– Devolução do valor pago, corrigido monetariamente.

Após 30 dias na assistência técnica, a escolha fica a critério do consumidor.

Tem um prazo para reparo de produtos na assistência técnica fora da garantia?

Nesses casos o cliente deve pedir um orçamento prévio. Nele devem vir discriminados os dados do fornecedor como, por exemplo, endereço, telefone e CNPJ; o valor a ser pago pela mão de obra ou peças que serão utilizadas no reparo; as condições de pagamento; e a data de início e término do serviço.

Direito do consumidor assistência
(Foto: TecMundo)

Isso é um acordo entre as partes, por isso precisa ser registrado através neste orçamento.

Saiba ainda: Assistência Técnica Apple SP: Telefones do Suporte

Dicas importantes

Veja mais dicas para conhecer melhor seus direitos e evitar aborrecimentos:

Nota Fiscal

Exija sempre a nota fiscal e guarde-a, pois ela confirma o local e data que foi feita a compra e com certeza você precisará dela se o produto der defeito.

Garantia estendida

Se você contratou uma empresa que presta serviço de garantia estendida, procure as assistências técnicas indicadas no contrato assinado com a seguradora.

Compras pela internet

Dê preferências às lojas virtuais conhecidas e veja a reputação da mesma no site Reclame Aqui.

Lembre-se que quanto mais formas de pagamento a loja tiver, maiores são as chances de você conseguir o dinheiro de volta se houver um problema.

Peças de reposição

A responsabilidade da empresa não termina com o fim da garantia. Ela deve ter peças de reposição ao longo da vida útil do produto.

Ordem de serviço

Não se esqueça de pedir e guardar a ordem de serviço, ela comprova que você deixou o seu produto na autorizada.

Agora que você já entendeu um pouco qual o direito do consumidor quanto à assistência técnica, não deixe que ninguém te prejudique, exija seus direitos!

Deixe um comentário