É cada dia mais comum consumidores receberem a oferta da garantia estendida no momento da compra de um produto, seja em uma loja física ou através da internet.
Mas um dos grandes erros que eles cometem é assinar um desses contratos acreditando que o seguro irá cobrir todos os tipos de danos durante o período contratado.
Para não cometer esse mesmo equívoco é essencial saber o que é a garantia estendida, como funciona, o que ela cobre e principalmente se vale a pena contratar.
Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Veja as dicas dos especialistas!
O que é garantia estendida?
A garantia estendida é uma modalidade de seguro adicional que um consumidor pode contratar para estender a proteção de bens como eletroportáteis, celulares, eletrodomésticos, eletrônicos e carros.
O objetivo é oferecer ao segurado a extensão da garantia do fornecedor por um tempo determinado.
Como funciona
Em caso de sinistro após o vencimento da garantia legal e/ou contratual, será a seguradora contratada que prestará o serviço, e não mais a loja ou o fabricante.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a garantia estendida é opcional e a venda dela junto com outros seguros ou descontos no produto adquirido é proibida, pois pode ser considerada uma venda casada.
Outro ponto importante é a diferença entre o início da vigência e o início da cobertura da garantia estendida. Onde o início da vigência é quando ocorre à assinatura da apólice, e o início da cobertura é quando ela realmente passa a valer, que é contado a partir do término da garantia contratual.
É essencial entender a diferença para os casos de rescisão do contrato e devolução parcial ou total do valor ao segurado.
Temos um exemplo para você entender melhor: Se o produto for furtado ou roubado antes do começo da cobertura, o valor integral da apólice deverá ser devolvido pela seguradora. Pois pela lógica, não tem como prestar o serviço se não existe mais o produto segurado.
Saiba mais: Aquecedor a Gás Bosch: Assistência Técnica, Manual, Instalação, Manutenção
Modalidades
Conheça agora as 3 modalidades de garantia estendida que existem:
Extensão de garantia original: Contempla as mesmas garantias e exclusões fornecidas pelo fornecedor. Não é feita nenhuma alteração na cobertura.
Extensão de garantia original ampliada: cobre tudo que o fabricante oferece e mais algumas coisas. Ou seja, a cobertura é um pouco maior.
Extensão de garantia reduzida: nesse caso a cobertura é menor que a do fornecedor. É usada para veículos e produtos que só tem direito a garantia legal.
O tipo de modalidade na qual a apólice se refere tem que estar claramente especificado no contrato.
Garantia estendia cobre o quê?
Muitas dúvidas se formam em volta da cobertura da garantia estendida. Entre as mais comuns estão: Cobre roubo? Cobre tela quebrada?
A respeito disso, podemos dizer que é importante ler atentamente o contrato antes de assiná-lo e ficar atento aos termos da garantia, uma vez que o produto somente estará segurado nos itens descritos na apólice e nas condições gerais.
A maioria dos contratos prevê exclusivamente reparos ou substituições em casos de defeitos de fabricação.
É imprescindível verificar se a garantia estendia atende as suas necessidades.
Valores cobrados
Como não há uma porcentagem fixa, o valor da garantia estendida varia de acordo com o produto e a seguradora.
O boleto do produto deve ser sempre separado do boleto do pagamento do seguro.
É possível cancelar?
Existe um prazo de 7 dias de arrependimento sem ônus para o consumidor, contado a partir do momento da assinatura do contrato.
A desistência depois disso, acarreta no reembolso proporcional ao tempo utilizado.
Direito do Consumidor
É importantíssimo lembrar que, com base no Código de Defesa do Consumidor, todos os produtos possuem garantia legal e possivelmente garantia contratual, que aumenta um pouco mais o prazo de cobertura.
Veja ainda: Garantia Dell Brasil: Registro, Telefones, Solicitar Suporte em Domicílio
Garantia estendida vale a pena?
Outra grande dúvida é se a contratação da garantia estendida vale a pena. Mas a verdade é que existem os prós e contras.
De acordo com especialistas, a garantia estendida pode valer a pena desde que o consumidor saiba perfeitamente que tipo de contrato pretende assinar, o que cobre e se tudo isso compensa para o eletrônico que está adquirindo.
Veja algumas vantagens:
- Muitas vezes custa menos do que um reparo;
- Maior período de proteção do produto;
- Mão de obra qualificada;
- Reposição caso o produto não possa ser reparado;
- Consertos ilimitados na vigência do contrato;
Conheça agora algumas desvantagens:
- Cobertura somente para defeitos de fabricação;
- Não cobre acessórios como, por exemplo, baterias;
- Furto, roubo ou mau uso não são cobertos;
- Preços variados para cada produto;
Em geral, cada caso precisa ser analisado. Por exemplo: a garantia estendida de um computador que cobre a troca de um cooler pode valer a pena. Já a contratação da garantia para uma batedeira talvez não seja, pois esses produtos geralmente possuem uma vida útil menor.
Como não é um seguro barato, o recomendado é analisar o custo x benefício, pensando no tempo de garantia do fabricante, vida útil do produto e o valor do seguro. Pois, dependendo do valor do produto não vale a pena contratar.
Em compensação, os televisores que costumam ter reparos com custos bem elevados, a vantagem em contratar é muito maior.
É possível adquirir garantia estendida após a compra?
A garantia estendida pode ser adquirida no ato da compra, mas também pode ser adquirida depois da compra. Contudo, o prazo varia de loja para loja.
Em alguns casos você pode optar por comprar em até 60 dias antes do término da garantia do fabricante, outros só é possível em até 15 dias depois da compra, e há também casos mais flexíveis em que a seguradora permite que a compra seja feita em até 10 meses depois da emissão da nota fiscal.
Com base em todas essas informações, leia a apólice atentamente antes de fechar o contrato. Não fique com preguiça, confira tudo o que está incluso para não assinar por impulso!