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O que fazer quando não tem Assistência Técnica na cidade - Assistências e Autorizadas

O que fazer quando não tem Assistência Técnica na cidade

Assim como muitos outros consumidores do país, você deve estar se perguntando: “A quem vou recorrer já que não encontro uma Assistência Técnica na minha cidade?” E foi por isso que buscamos reunir de maneira simples e objetiva todas as questões relacionadas a este assunto que gera tantas dúvidas. Confira e aprenda!

O que fazer quando um produto apresenta defeito

Se o seu produto está apresentando algum tipo de defeito e está dentro da garantia, leve-o a uma assistência técnica autorizada para que o reparo seja feito com segurança. Mas saiba que este serviço deve ser realizado em até 30 dias.

Porém, se este prazo não for cumprido e ele continuar na autorizada ou for constatado vício, você terá o direito de optar pela troca do aparelho, o desconto no valor de outro produto ou o dinheiro de volta.

Lembrando que se estiver no prazo da garantia contratual ou estendida o recomendado é que você leia com atenção o que dispõe o Termo de Garantia, pois cada empresa tem um procedimento diferente.

Veja também: E se o produto voltar da assistência técnica com defeito?

Como encontrar assistencia tecnica
Quer consertar o seu produto? Procure a Rede Autorizada (Foto: Exame Abril)

Caso ele esteja fora da garantia legal ou contratual, deixe-o na rede autorizada e solicite um orçamento antes de qualquer coisa. O serviço só poderá ser realizado mediante a sua aprovação, portanto, fique atento e guarde este papel do orçamento para comprovar o custo e a data de entrega para não se aborrecer futuramente!

Se não tem Assistência Técnica na cidade

Você pode pesquisar os endereços e telefones dos postos credenciados no manual do usuário ou no site do fabricante para encontrar uma unidade próxima a sua localidade. No entanto, quando não há uma loja por perto, a situação pode ser resolvida de duas formas: a primeira é verificar se a loja onde você efetuou a compra recebe e envia o seu aparelho a autorizada em outra cidade; e a segunda é entrar em contato com o fabricante para pegar o código de postagem para que o produto seja enviado pelos Correios ou transportadora.

atendimento ao consumidor
Entre em contato com o SAC (Foto: cbinsight.com)

Como enviar o produto a Rede Autorizada

O procedimento para envio varia de acordo com a política de suporte de cada empresa, com isso a melhor coisa a ser feita é entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) para tirar todas as dúvidas e se informar.

Muitas vezes é indispensável encaminhar a cópia da Nota Fiscal e o certificado de garantia devidamente preenchido. Sem contar com os detalhes da embalagem e acessórios.

Com o produto dentro do prazo de garantia e com a ausência de assistência na cidade o fabricante fica responsável pelos custos do envio.

A Garantia

Como estamos falando de garantia é preciso esclarecer algumas questões sobre o assunto para você não se confundir.

A garantia legal é o prazo que você tem para reclamar de possíveis defeitos constatados em seu produto. O direito de reclamar independe do certificado de garantia, basta apresentar um documento que comprove a compra, como por exemplo, a Nota Fiscal.

O cliente tem direito de reclamar pelos defeitos de fácil comprovação ou aparentes em até 30 dias (quando se trata de fornecimento de serviços e produtos não duráveis) e 90 dias (quando é referente ao fornecimento de serviços e produtos duráveis). Isso tudo, segundo o Procon de São Paulo, está baseado nos prazos do Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

Lei do Procon
Quais são os direitos do consumidor? (Foto: Consumidor na Web)

E você deve estar se perguntando: Como assim? Eu só tenho 90 dias de garantia no meu produto durável? E a resposta é sim de acordo com o código do consumidor, mas muitos dos produtos comercializados possuem 1 ano ou até 2 anos de garantia, depende do fabricante. E este prazo extra oferecido pelos fornecedores aos consumidores após a Garantia Legal na verdade se chama Garantia Contratual.

E não podemos deixar de citar a Garantia Estendida, que é um tipo de seguro que o consumidor paga para a manutenção do produto se um dia for necessário. Ela é regulamentada pela SUSEP e só tem validade depois do vencimento da Garantia Legal ou Contratual.

Desse modo, se você um dia quiser pagar por esse serviço, leia atentamente os termos da garantia e o início da vigência antes de assinar o contrato. Pois só valerá o que estiver escrito na apólice e condições gerais e muitas pessoas se enganam achando que todas as garantias estendidas fazem a cobertura total, o que não é a realidade.

Entendeu agora a diferença? Esperamos ter lhe ajudado com informações que podem lhe salvar de uma grande enrascada!

Se você ainda tiver dúvidas sobre as garantias, o suporte técnico ou como agir se não houver Rede Autorizada na cidade onde mora, entre em contato conosco ou busque uma loja do Procon em sua região para acabar com todas as dúvidas!